Se você chegou até aqui é porque está interessado em saber como emagrecer com saúde. Muita gente até consegue emagrecer rápido, mas com dietas malucas e com muito sofrimento. Então, se você quer emagrecer, mas sem deixar de lado a saúde, esse post é para você.

ATENÇÃO! Primeiramente, devemos deixar claro que esse post de forma alguma substitui um acompanhamento profissional, são apenas dicas práticas, que envolvem um pouco de autoconhecimento, para lidar melhor consigo mesmo nessa fase de mudanças.

Nós dividimos esse post em duas grandes áreas: Hábitos Alimentares e Prática de Atividades Físicas.

Não dá para querer emagrecer com saúde só mudando hábitos alimentares ou só praticando atividades físicas. Você precisa de equilíbrio, como tudo na vida. O que faz a diferença é mudar os hábitos alimentares certos e fazer as atividades físicas que mais se adequem ao seu corpo, a sua necessidade e a sua rotina.

Cada corpo é único e reage de maneira diferente. Então não fique se comparando com os outros, saiba que você tem a sua própria caminhada com os seus desafios rumo ao emagrecimento.

Pode ser por uma promessa de ano novo, ou porque suas roupas estão ficando apertadas ou simplesmente você quer se sentir melhor e mais saudável, fato é: em algum momento você decide que quer entrar em forma. Aí que vem a parte difícil. Sendo assim, separamos 7 dicas que podem te ajudar a estabelecer uma rotina para emagrecer com saúde.

1. Seja honesto(a) com você

Algumas pessoas se comprometem a levantar cedo e malhar, outras preferem malhar depois do trabalho. Um hábito não é melhor do que o outro, mas o melhor hábito é o que funciona para você. E se tem alguém que te conhece bem esse alguém é você.

Por isso, seja honesto consigo quando for montar o seu plano de exercícios e a sua dieta. Se você não é naturalmente uma pessoa que acorda bem-disposta pela manhã, não vai se levantar cedo para malhar, especialmente se você não for um fã das atividades físicas.

O mesmo acontece para os seus hábitos alimentares. Se você gosta muito de doces e de repente coloca uma regra “zero açúcar”, você provavelmente não terá sucesso na sua meta e vai desistir logo.

Você deve tentar estabelecer novos hábitos saudáveis e fazer isso não é fácil. Portanto, não torne isso ainda mais difícil para você colocando metas e rotinas que você sabe que não irá conseguir. Vá no seu ritmo.

Como emagrecer com saúde

2. Coloque metas realistas

Quando você começa a malhar e cuidar da dieta, colocar metas de longo prazo podem ser um tiro no pé. Ao invés disso, coloque metas pequenas e que sejam atingíveis no seu cenário atual.

Ao invés de colocar que você irá correr 10km por dia, por que não começar com 30 minutos de caminhada/corrida? Ou uma meta de praticar 1h de exercício 3 vezes por semana?

Se você não sabe por onde começar, procure a ajuda de um personal trainer e/ou um nutricionista. Eles irão te ajudar a estabelecer metas que estão de acordo com o seu perfil e que são alcançáveis.

Lembre-se: constância é o segredo!

3. Trate o seu treino/atividade física como reuniões ou consultas

Você faltaria a uma reunião do trabalho ou a uma consulta com um médico por que está frio, ou por que está chovendo? Não! Por isso tenha o mesmo comprometimento com a sua atividade física que você tem para uma reunião ou uma consulta. Assim você terá melhores resultados.

Coloque uma rotina e se mantenha nela. Se alguma coisa acontecer e impedir que você possa fazer aquela atividade física naquele momento, reagende, mas não deixe de fazer.

4. Encontre uma atividade física que você ame

É bem simples. Você não vai se sentir motivado para fazer uma coisa que você não gosta. Então procure um exercício ou uma aula que você goste realmente.

Se você odeia correr, encontre outra coisa. Mas não deixe que isso impeça você de entrar em forma. Vale conversar com o seu personal ou até com quem te acompanha na academia para tentar atividades diferentes, aulas diferentes. Tem tantas possibilidades por aí, yoga, pilates, dança, crossfit, natação, tênis… Experimente!

5. Encontre a sua motivação

Cada pessoa tem a sua motivação e essa é a chave para ter sucesso ao traçar uma meta para entrar em forma. Encontre a sua!

Você se sente melhor quando alguém te acompanha no treino? Ou com um personal? Você é do tipo de pessoa que precisa de apoio? Por que não compartilhar o seu progresso nas suas redes sociais?

Independente do seu objetivo, tenha em mente que você precisa ter algo que te motive a chegar naquele resultado. Sem motivação você ficará pelo meio do caminho quando as coisas ficarem difíceis.

6. Não ignore seus hábitos alimentares

Se você é do tipo que tem hábitos alimentares não muito saudáveis, entrar em forma pode ser ainda mais difícil independente do tanto que você treine.

Ao invés de fazer mudanças drásticas, comece com mudanças simples. Se você bebe muito refrigerante, por exemplo, comece colocando um limite de consumo. Se você tem o costume de pedir muita comida ou sair para comer, comece a cozinhar em casa 3 a 4 vezes por semana… E assim por diante, o importante é saber que você está comprometido com o resultado e mudar aos poucos.

Como emagrecer com saúde

7. Não desista

Saiba que qualquer coisa é melhor que nada. Quando você achar que não dá, tente fazer algo rápido, pelo menos. Uma caminhada de 10 a 20 minutos cabe na sua agenda, é só você querer. Nós não somos perfeitos e por isso precisamos de um empurrãozinho aqui e outro ali para nos manter na linha. Então não abandone o seu objetivo, faça o seu melhor, nem que seja o mínimo. Só não deixe o mínimo se tornar um hábito.

Dicas de como emagrecer com saúde

Contudo, para que você consiga emagrecer com saúde, é necessário ter uma rotina em que os hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos sejam seguidos diariamente.

É importante lembrar que não adianta ficar subindo na balança todos os dias. Isso só gerará ansiedade. Idealmente pese-se uma vez por semana no mesmo horário e na mesma balança, preferencialmente. Para mulheres que estiverem no período menstrual, lembrem-se que é normal ter um inchaço nesse período e isso reflete na balança. Sem desesperos.

Mas a principal dica é: procure profissionais especializados, um nutricionista poderá identificar com precisão o melhor caminho a ser seguido, bem como o apoio de um personal trainer para guiar as atividades físicas.

Lembre-se que você está fazendo tudo isso por uma razão e é por uma ótima razão: cuidar melhor de você!