De acordo com o Daily Express, citando um estudo do Journal of the American Dental Association, pacientes com diabetes perderam em média 10 dentes em comparação com pessoas sem a doença. Pessoas sem a doença, em média, perdem menos de 7 dentes.
Além do mais, os cientistas afirmam que 28 por cento dos indivíduos diabéticos perderam todos os dentes.
A periodontite é uma doença na qual a estrutura de suporte do dente se rompe. O periodonto é o tecido que mantém o dente unido. Isso inclui a gengiva, osso, mucosa e ligamentos.
É assim que esta doença se desenvolve. Os cientistas sugerem que o alto nível de açúcar no sangue dificulta a entrega de nutrientes aos dentes e também interfere na remoção de toxinas acumuladas.
Além disso, o excesso de açúcar no sangue pode provocar placa nos dentes e doença periodontal.
“Sua boca é naturalmente o lar de muitos tipos de bactérias”, explica a Clínica Mayo.
“Quando os amidos e açúcares em alimentos e bebidas interagem com essas bactérias, uma película pegajosa conhecida como placa se forma em seus dentes”.
A combinação desses dois fatores de crescimento bacteriano e o acúmulo de detritos dentários nocivos leva a processos purulentos.
Outro estudo que terminou em 2015 mostrou que pessoas com diabetes perderam dentes duas vezes mais que pessoas saudáveis. É importante notar que os afro-americanos perderam o maior número de dentes à medida que envelhecem, em comparação com os americanos brancos e os mexicanos-americanos.
Todos esses dados sugerem que pessoas com diabetes ou açúcar elevado no sangue devem ter mais cuidado com seus dentes e gengivas. Também é uma boa ideia consultar seu dentista regularmente. Você pode reduzir o risco de perder dentes indo ao dentista na hora certa, mantendo a higiene bucal e levando a sério seu diabetes e pré-diabetes.
34,5 por cento dos adultos dos EUA têm pré-diabetes, já no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Internacional Diabetes Federation (IDF) estima-se que temos 15 milhões de pessoas pré-diabéticas. . Mas as pesquisas mostram que poucas pessoas sabem disso. 10,5 por cento da população dos EUA tem diabetes. Se você não começar a tratar o pré-diabetes, é muito provável que ele se transforme em diabetes tipo 2 mais tarde. Há uma chance de 70-90 por cento de isso acontecer se você não tomar medidas para tratar o pré-diabetes.
Compartilhe!