O que é kokedama? O que precisa para fazer essa técnica? Eu te conto tudo nesse post, e ainda mostro como fazer kokedama e dou dicas para decorar a casa com essa bolinha de musgo fofa!
Índice do artigo
O que é kokedama?
Kokedama é uma técnica japonesa de arranjos ornamentais sem vasos. Literalmente, significa “bola de musgo”. Então é isso mesmo, uma plantinha plantada em uma bola de terra envolta com musgo (também pode ser feita com argila). Coisa linda, não é? É uma variação do bonsai, porém de uma forma bem mais mais simples de cultivar.
Kokedama pode ser feito com quais plantas?
Com orquídeas, com suculentas, com samambaias… Qual é a planta de sua preferência? Basicamente, kokedama pode ser feito com qualquer tipo de planta, mas é claro que algumas são mais fáceis e simples de manter. Também é possível fazer a bolinha de diversos tamanhos.
É por isso que a técnica é tão versátil. Você pode colocá-lo sobre um pratinho ou pendurá-lo, fazendo um lindo jardim suspenso, que tal?
Como cuidar de Kokedama?
Existe muita dúvida sobre como regar e como adubar o kokedama. Isso é muito mais simples do que se pode imaginar.
Para regar o kokedama, basta colocar a bolinha (onde está plantada a plantinha) mergulhada em um balde com água por uns 5 minutos. A frequência da rega vai depender bastante da planta que você usou. Cactos e suculentas, por exemplo, precisam de regas menos frequentes.
E se você quiser adubar sua plantinha, basta diluir o adubo no balde com água que você vai utilizar para regar o kokedama. Fácil assim.
Como fazer?
O que precisa para fazer kokedama:
Existem diversas formas de fazer, mas, basicamente, você vai precisar de:
- uma planta de sua escolha
- musgo esfagno
- fio de nylon (linha de pesca) n. 0.25mm
- substrato
- água
Como escolher a planta
Como já dito ali encima, você pode escolher a planta que quiser para colocar na sua bolinha de musgo. Mas é importante saber onde vai colocá-lo, pois o ambiente é que vai indicar qual é o melhor tipo de planta. Suculentas e cactos, por exemplo, preferem lugares mais ensolarados. Orquídeas e samambaias preferem lugares mais sombreados.
Outra dica é saber se a planta cresce muito, pois pode acontecer das raízes ficarem expostas caso a planta tenha desenvolvimento muito rápido. Nesse caso, o kokedama vai ficar pequeno e deverá ser ampliado com mais substrato em uma bolinha maior.
Como fazer kokedama
Nós estivemos com a Leroy Merlin Brasília e com o Fernando Araújo, do Instagram @jardimnoapartamento em um workshop sobre como fazer kokedama com suculentas. Claro que filmamos tudo para mostrar para vocês! Então, veja abaixo e faça você mesmo essa técnica super legal:
E então, gostaram? Não é super fácil? Certamente você vai conseguir fazer. É só fazer com calma que vai dar certo. Se fizer, conte para mim como foi!
Veja também: Workshop de Decoração com StudioM4