Eu e o Nando estivemos alguns dias em Miami e estamos contando tudo por aqui. Nesse post você vai descobrir as facilidades e dificuldades de andar de ônibus em Miami.

Alugar carro ou andar de ônibus em Miami

Vale a pena alugar carro em Miami? Pode ser que seja uma boa opção. Mas, de antemão eu posso afirmar que da mesma forma existem outras excelentes opções de transporte em Miami.

Para saber qual meio de transporte vai ser o ideal para a sua viagem, desde já é importante considerar alguns fatores:

  • Você vai viajar para explorar a cidade, descansar, farrear…? Tenha definido o propósito da viagem.
  • Qual é o seu “estilo” de viagem? Ou seja, você é do tipo turista que não abre mão de conforto, ou prefere explorar os lugares? É importante saber disso pois há quem não abra mão do conforto.
  • Da mesma forma, há quem não abre mão da rapidez. Você tem tempo disponível para esperar por um ônibus, por exemplo?
  • Você vai viajar sozinho? Quantas pessoas estarão contigo? Quantas pessoas poderão dividir as despesas com você?
  • Você pretende ficar só na cidade, ou quer ir às cidades vizinhas, como Orlando, por exemplo?

Essas são apenas alguns dos fatores para se pensar antes de afirmar que vale ou não a pena andar de ônibus, de Uber, de táxi, ou alugar um carro.

A viagem da Ná

Tendo em vista o que falei acima, vamos focar em como foi a nossa experiência, ok?

Meu marido e eu compramos nossa passagem em uma promoção inacreditável, mas nós já teríamos outra viagem marcada em junho, logo após o casamento. Em suma, a gente não estava com grana livre para essa viagem a Miami, então o objetivo não foi fazer compras, nem ir à Disney e aos parques de Orlando.

O objetivo foi explorar Miami ao máximo. Sendo assim, depois de alguma pesquisa, nossa opção de transporte foi o ônibus.

Easy card – Miami Dade

O Easy Card é um sistema de cartão usado pela Miami-Dade Transit. Com ele você pode se deslocar tranquilamente de ônibus por Miami.

Fizemos nosso Easy Card de uma maneira muito simples, em um terminal de ônibus próximo de onde ficamos hospedados. Foi totalmente automático, só chegar na maquininha e fazer.

Lá existem algumas opções de cartão que te ajudam a economizar bastante. Funciona assim: você pode pagar o “day pass”, o “7 day pass” ou o “month pass”. Ou seja: o “passe do dia”, o “passe por 7 dias” ou o “passe para o mês”. Você paga o valor referente à sua escolha e pode usar o cartão quantas vezes quiser até expirar o passe.

Nós fizemos o “7 day pass”, o passe válido para uma semana, e usamos muito mesmo. O valor total dele, com o custo do cartão foi de $ 31,25 (trinta e um dólares e vinte e cinco). Considerando que pegamos ônibus todos os dias e que tiverem dias que pegamos 6 ônibus, por exemplo, o custo-benefício foi excelente, pois se fossemos pagar a passagem sem o cartão do Easy Card gastaríamos pelo menos dois dólares por passagem.

Andar de ônibus em Miami

Tendo internet no celular, foi bastante fácil andar de ônibus em Miami. Para saber as linhas e rotas que deveríamos pegar a gente utilizou o aplicativo do Google mesmo.

É só pesquisar a rota de um ponto a outro, como se faz normalmente. Mas ao invés de carro, a gente mudou o meio de transporte para “transporte público”. Assim o Google já dava as sugestões das linhas, com as baldeações, a quantidade de paradas pelas quais iríamos passar, o quanto deveríamos andar a pé, os horários previstos… tudo muito simples.

Rota de ônibus no Google
Rota de ônibus no Google Maps
Rota de ônibus no Google Maps

Aconteceu de alguns ônibus não passarem no horário previsto, mas no geral não tivemos que esperar muito pelo próximo.

No vídeo abaixo eu conto um pouco sobre como foi a experiência de andar de ônibus em Miami.

Caso tenha mais dúvidas ou curiosidades sobre nossas viagens, pergunte nos comentários. Vou adorar saber as suas experiências, também!