Muita gente me pergunta sobre como são minhas experiências quando me hospedo utilizando o Airbnb. Nesse vídeo eu conto se é bom e seguro ficar em Airbnb e dou algumas dicas com base no que eu já vivi me hospedando em aluguel por temporada.
Índice do artigo
O que é o Airbnb
Como diz no próprio site do Airbnb (https://www.airbnb.com.br), trata-se de uma grande “comunidade baseada no compartilhamento”. É uma comunidade voltada para ofertar hospedagens por temporada.
Como funciona o Airbnb?
Uma pessoa que tenha um espaço disponível o coloca à disposição para reserva através do site. A essa pessoa chamamos “anfitrião”. Assim, do outro lado, alguém que esteja precisando se hospedar naquela localidade por um período aluga o espaço ofertado. Simples assim.
É importante ressaltar que o cadastro, tanto do anfitrião, quanto do viajante, é gratuito.
Quando alguém se hospeda, deixa comentários e avaliações sobre o local. Assim, outras pessoas podem avaliar se querem, ou não, se hospedar ali também.
Em contrapartida, quem ficou hospedado também recebe um comentário do anfitrião, que vai contar se o hóspede fez muita bagunça, muita sujeira, ou se deixou tudo arrumadinho, limpinho, organizado e bem cuidado. Outros anfitriões poderão ver esses comentários para saber se querem, ou não, receber aquele hóspede.
Se hospedar em Airbnb é bom e confiável?
Primeiramente eu devo dizer que o que relatei no vídeo e o que escrevo nesse post leva em conta a MINHA experiência com o site, ok?
Então, tendo deixado isso claro, digo que ao meu ver ficar em Airbnb é muito bom e bastante seguro sim, desde que observados alguns aspectos.
Ao fazer a busca pelo lugar onde quer se hospedar, é importante pesquisar bastante a localização do espaço, verificar o número de comentários do local, se são avaliações boas (principalmente as recentes), como é a forma de fazer o check-in e check-out, se o anfitrião tem respondido aos eventuais problemas relatados pelos hóspedes, etc.
Minha experiência com aluguel por temporada
O Nando e eu já tivemos algumas experiências com aluguel por temporada nos últimos anos e todos eles foram positivos.
Nós já estivemos hospedados em alguns lugares no Brasil, por exemplo, em Gramado-RS, Jericoacoara-CE, Fortaleza-CE e Brasília-DF. No exterior já ficamos em Santiago, no Chile; em Montevidéu, no Uruguai e, recentemente, em Miami, nos Estados Unidos.
Clique aqui para ver um tour do nosso apartamento Airbnb, em Fortaleza
Todas as hospedagens foram diferentes, todas tiveram suas peculiaridades, mas todas foram muito boas. Em algumas chegamos a conhecer o anfitrião e até fizemos boas amizades. Em outras só tivemos contato com o porteiro ou apenas obtivemos uma senha. Em algumas ficamos em apartamentos muito melhores que hotel, em outras ficamos em lugares mais simples, porém aconchegantes… Mas todas as hospedagens estavam de acordo com o que estava descrito no site.
Portanto, minha dica é: não tenha medo de se hospedar em Airbnb. Apenas tenha a certeza de que pesquisou bem todas as possibilidades e verificou com cuidado as características do local e avaliações dos outros hóspedes.
Certamente você encontrará um lugar com excelente custo-benefício!
Se você quer mais dicas de viagem, deixe sua sugestão nos comentários!