Você já ouviu falar na Jornada da Desfudência, da Nathalia Arcuri? Se sim ou se não, nesse post eu conto absolutamente tudo o que você precisa saber sobre cada etapa dessa jornada rumo à riqueza!
Se você já ouviu falar da Nathalia Arcuri, ou Nath Arcuri, para os íntimos, já deve saber que o assunto aqui é finanças pessoais. Deve ter ouvido falar, também, no canal Me Poupe! e na Jornada da Desfudência, criados por ela. Mas, se você nunca ouviu falar em nada disso, o que eu acho bastante difícil, vai saber sobre tudo aqui nesse post.
Você vai saber quem é a Nath Arcuri, o que é o Me Poupe!, o que é a Jornada da Desfudência, e tudo mais. E vou falar da minha experiência pessoal com tudo isso. Sim, eu sou Jornadeira e tenho muito para falar a respeito.
Se quiser ir direto ao ponto, deixei esse índice aqui para facilitar! 🙂
Índice do artigo
Nathalia Arcuri e o Me Poupe!
Quem é Nathalia Arcuri?
Nathalia Arcuri nasceu em 1985, em Mogi das Cruzes. Hoje, pode-se dizer que ela é uma das maiores especialistas em finanças do Brasil. Mas não por ter se formado em economia ou algo assim. Foi por amor e vontade de “desfuder” a nação.
Formada em jornalismo, começou sua carreira como repórter no SBT, em 2006. Atuou também na Rede Record, a partir de 2009. Foi atuando na TV que ela teve a brilhante ideia de criar um Reality Show, onde pudesse ensinar pessoas comuns a cuidarem melhor de suas finanças. Mas, ela ganhou um belo “não” para essa ideia.
A Nath sempre teve facilidade para economizar e juntar seu dinheiro. Desde criança ela já entendeu o valor e a importância de ser obstinada por uma meta. Segundo ela, sua primeira grande meta surgiu também após um “não”. Esse “não” veio de seu pai, quando ela o questionou se também tinha uma poupança, assim como a amiguinha da escola. Aos oito anos de idade, Nath descobriu que teria que correr atrás de seus objetivos da forma que conseguisse, pois ter um carro aos 18 anos era a visão da conquista de sua liberdade.
Hoje, Nathália é a dona do maior canal de finanças do mundo, o Me Poupe!
Veja aqui a minha história com a Nath Arcuri: Minha Jornada com Nath Arcuri
Me Poupe!
Em 2015, Nath fundou o Blog Me Poupe!, vencendo preconceitos e preceitos. Sempre haviam vozes dizendo que ela não poderia ou não conseguiria. Mas sua persistência foi maior. Ela começou por onde todos começam: do primeiro passo.
Largou o emprego, arrumou uma câmera usada, um computador e começou, no mesmo ano, a levar seu conteúdo através de vídeos para o YouTube.
Veja o primeiro vídeo da Nath no Canal Me Poupe!:
Depois de muitos anos de crescimento, aprendizado, investimentos, etc., Nath traçou um caminho de sucesso. Em 2018 ela lançou seu primeiro livro, que virou best seller, “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, pela Editora Sextante.
Hoje o Canal Me Poupe! no YouTube já conta com mais de 5 milhões de inscritos e mais de 600 vídeos.
E o Me Poupe! também virou o tão sonhado Reality Show, exibido pela Band e também no Canal no Youtube. No Reality, Nathalia selecionou 12 pessoas endividadas e as desafiou a saírem do buraco e começarem a investir, usando as técnicas corretas para economia doméstica, organização e renda extra.
Se você não viu, eu recomendo muito! Vou deixar uma playlist com todos os episódios aqui:
A Jornada da Desfudência
A maior missão da Nath é ensinar às pessoas, de forma prática e simplificada, a cuidarem melhor do seu dinheiro. O Blog e o Canal Me Poupe! já nasceram com esse intuito, mas ela percebeu que muitas pessoas que a seguiam tinham dificuldade de colocar em prática as dicas e ensinamentos. Eu mesma sou exemplo disso. Por esse motivo ela criou a Jornada da Desfudência.
O que é a Jornada da Desfudência?
A Jornada da Desfudência (JD) é um curso de finanças pessoais bastante completo. Totalmente online, a JD é um curso que envolve todos os aspectos iniciais para que você tenha total controle sobre as suas finanças. Traz conceitos da Economia Comportamental, Mindset, Economia, Investimentos, etc.
É realmente uma jornada, começando pelo primeiro passo, em busca de alcançar o topo (seus objetivos).
A Jornada acontece por edição, geralmente duas vezes ao ano. Eu participei da 4ª edição, realizada em plena pandemia. Ao todo, já foram mais de 10 mil alunos formados na Jornada, pessoas que conseguiram sair da zona de conforto e começaram a por a mão na massa para sair de dívidas e para verem seu patrimônio crescer. Tem alunos no mundo inteiro aprendendo e fazendo a diferença.
Como é o curso? O que você vai aprender na Jornada da Desfudência?
A Jornada da Desfudência é um curso totalmente online de Finanças Pessoais. O treinamento era dividido em 4 módulos, com duração de 2 (dois) meses. Na última versão, a Jornada da Desfudência 6, passou a ter duração de três meses, também dividido em 4 módulos. Conta com mais de 140 aulas que tratam de conceitos básicos de economia, comportamento, investimento e empreendedorismo.
O curso é realmente prático, com muitos exercícios, inclusive exercícios que valem ponto, e provas a cada módulo. Conta com uma equipe de atendimento destinada a fazer o acompanhamento de todos os alunos, sanando dúvidas e recebendo os exercícios. E ao final você recebe um certificado de conclusão.
Na Jornada da Desfudência você vai aprender:
– Como e porque o nosso cérebro nos sabota;
– Quais são os comportamentos mais comuns que nos levam a errar feio com as nossas finanças;
– Como traçar seus objetivos, criar suas metas e o caminho a percorrer para chegar a elas;
– Sobre orçamento doméstico;
– Sobre Financiamento;
– Nomes, conceitos e funcionamento da macroeconomia;
– Produtos da renda fixa (Tesouro direto, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures…);
– Produtos da renda variável (Ações, ETFs, Fundos, Opções, Criptomoedas,…)
– Como montar uma carteira de investimentos;
– Empreendedorismo, dicas de negociação;
– Outras coisas…
Primeiramente, é importante ressaltar que trata-se de um curso introdutório. Não é milagre, ok? Mas o curso realmente busca fazer com que os alunos encontrem a liberdade necessária para tomarem decisões por conta própria, que tomem decisões acertadas com economias inteligentes.
Ainda neste post eu vou contar um pouquinho dos resultados que tive em poucos meses.
Outro ponto importante a ressaltar é que a Nath não é a única professora nesse curso. A Jornada da Desfudência turma 4 (a que eu fiz) contou com um time de convidados muito especial, que fez total diferença. Falarei sobre cada um deles abaixo.
Quem são os especialistas convidados da Jornada da Desfudência?
Para deixar o curso ainda mais completo e bem fundamentado, a Jornada da Desfudência trouxe um time de especialistas em aulas especiais, inclusive em aulas ao vivo (totalmente atualizadas). Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles, mas vale lembrar que pode haver alterações entre os convidados nas próximas edições, ok?
Vera Rita de Mello Ferreira
Vera Rita de Mello Ferreira
É professora de psicologia econômica, membro do Núcleo de Estudos Comportamentais da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), membro da International Network for Financial Education (INFE) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é quem trouxe diversos conceitos de psicologia econômica para o Brasil, sendo a pessoa que escreveu os primeiros livros sobre o tema no país (Linked.In).
Na Jornada, ela explica, de forma muito divertida, diversos comportamentos comuns que levam grande parte das pessoas a fazerem besteira com suas finanças. Fala também das causas para esses comportamentos e como evitá-los.
Vera Rita tem canal no Youtube: Pílulas de Psicologia Econômica.
Renata Taveiros de Saboia
Renata Taveiros de Saboia
Economista pela FEA-USP, especialista em Neurociência, Economia Comportamental e Neuroeconomia. Professora de Neuroeconomia nos cursos de pós graduação da FIA e FGV. Pós-graduanda em Neurociência aplicada à sustentabilidade de pessoas e organizações na Faculdade de Medicina da Santa Casa. Membro da Rede de Mensuração de Impacto – INSPER. Orientadora financeira pela Escola Clínica Fabiano Calil. Palestrante em temas ligados à Economia Comportamental, Neuroeconomia e Educação Financeira. Coautora do livro Segredos de Alto Impacto. Colaboradora do blog Economia Comportamental. Segundo seu perfil no Linked.In , é “Interessada em compreender o padrão de comportamento humano em situações de incerteza e imprevisibilidade e aplicar esses conhecimentos à solução de problemas, tanto no âmbito organizacional quanto pessoal.”
Na Jornada da Desfudência ela traz uma aula bastante intensa sobre o funcionamento do cérebro, como ele funciona, como ele se comporta e como podemos “dominá-lo”.
Vania Ferrari
Vania Ferrari
É a professora mais “muito doida” (no bom sentido), da Jornada da Desfudência. Sim, se você acha que a Nath é bem humorada, não conhece o humor da Vania Ferrari.
Definição de Vania por ela mesma: “INTELIGENTE, BEM-HUMORADA, COM MUITO CONTEÚDO. NÃO É TÍMIDA, NÃO TEM VERGONHA DE RIR ALTO, NEM DE PROVOCAR A PLATEIA. NÃO SE INCOMODA EM INCOMODAR – DESDE QUE ISSO FAÇA AS EQUIPES E LÍDERES CRESCEREM.”
Graduada em Marketing e Pós-graduada em Gestão de Pessoas, com especialização em Melhoria Contínua de Processos e título de Green Belt pela GE, Vania Ferrari desenvolveu uma carreira multidisciplinar com passagens pelas áreas de Marketing Direto, Publicidade, Relacionamento com Cliente, Qualidade, Processos, Comunicação Interna, Responsabilidade Social, Operações e Finanças.
http://www.vaniaferrari.com.br/
Eduardo Mira
Eduardo Mira
É professor, especialista em finanças e investimentos. Pós graduado em pedagogia empresarial, analista de investimentos CNPI-T, certificado ANBIMA CPA10 e CPA20, com MBA em Gestão de Investimentos. Tem mais de 20 anos de experiência com investimentos e já foi, inclusive, bancário (Linked.In).
É um professor extremamente didático e tem dado dicas muito valiosas de investimentos. Sem querer puxar o saco, mas preciso dizer que é o professor mais acessível e que tem colaborado muito com todos os jornadeiros.
Na Jornada aulas muito bacanas sobre Renda Variável com ele. Mais bacana ainda foi a aula ao vivo ao final do curso, onde ele nos presenteou com uma recomendação de carteira de Fundos Imobiliários excelente. Não sei se as próximas edições da Jornada vão oferecer essa aula ao vivo com ele, mas recomendo que o acompanhem no Instagram, pois ele sempre tira dúvidas e dá dicas incríveis: @professormira.
O cara é tão bom que eu não perdi tempo e comecei a fazer uma mentoria com ele, a mentoria “Mira na Independência”. Mas, essa mentoria não acontecerá novamente, justamente porque ele está cada vez mais envolvido com a Me Poupe! e com a Jornada da Desfudência.
As aulas que tive com ele durante a Jornada já valeram o curso todo. Imagino que na Jornada da Desfudência 6 será ainda mais incrível. Ele já está mostrando a cara no Canal da Me Poupe dando dicas excelentes, com o quadro “Tá tranquilo, tá variável”.
Mira é a nova estrela da Renda Variável, mas, definitivamente, ele não é uma pessoa com estrelismos. É gente como a gente, pé no chão, muito sensato, atencioso e dedicado ao ensino. O detalhe é que é milionário!
Eduardo Mira veio de origem humilde, passou por várias fases de altos e baixos, mas chegou onde queria, com muito foco, esforço e planejamento. Agora, Mira é o mais novo aliado à Nathalia Arcuri no desafio de levar educação financeira ao maior número de pessoas, desmistificando a temida Renda Variável.
Leandro Martins
Leandro Martins
Figura conhecida de quem acompanha o Canal Me Poupe!. Formado em Economia, com MBA em finanças pela USP e pela FIPE, e Master (Mestrado) em Economia pela Universidade de Grenoble. Profissional de Investimento certificado pelo CNPI Pleno. Autor do livro “Aprenda a Investir – Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro” 2ª edição. Colunista em diversos portais de investimentos, e de programa na rádio FM de Sâo Paulo como comentarista de ações. Palestrante no Expomoney, professor na Anbima e Apimec. Experiência em Corretora de Valores (Linked.In).
Leandro é o criador de carteira com a maior rentabilidade em 2019, segundo o site Valor Econômico.
No curso ele dá uma aula sobre carteira de investimentos e recomenda algumas ações de empresas que são boas pagadoras de dividendos.
Henrique Bredda
Henrique Bredda
Chegamos, por fim, a Henrique Bredda. Na Jornada da Desfudência ele não foi como professor, mas foi como entrevistado para contar bastante de sua experiência como gestor do fundo de investimento Alaska Asset Management, um dos mais rentáveis do mercado financeiro brasileiro (Linked.In).
Para quem é a Jornada da Desfudência?
Eu já falei um bocado sobre o curso aqui. Mas você ainda não sabe bem para quem é a Jornada da Desfudência, não é? Quem deve fazer o curso? Quem não deve fazer o curso? Por que fazer a Jornada da Desfudência? Vamos falar disso, então.
Por que fazer o curso da Jornada da Desfudência?
A resposta a essa pergunta vai variar de pessoa para pessoa. Porém, conforme já dito anteriormente, o curso é muito completo e pode ser excelente para pessoas em diversos cenários e momentos de vida. É um curso que procura realmente tirar os alunos da zona de conforto e partirem para a ação. Todos que fizeram a Jornada saíram com uma bagagem muito boa para dar os primeiros passos no caminho de acúmulo de patrimônio, alcance de objetivos, empreendedorismo, fim de dívidas, etc.
Quem deve fazer o curso?
- Quem não entende nada, ou quase nada, sobre economia e investimentos e quer aprender;
- A pessoa que tem dívidas e quer dicas para se livrar delas o quanto antes;
- Quem quer aprender um pouco sobre psicologia e economia comportamental;
- Pessoas que têm medo de arriscar;
- Pessoas que têm dinheiro para investir e não sabem como;
- Quem quer dicas para se apresentar e se portar melhor no mercado de trabalho e quer dicas de negociação, inclusive de aumento de salário;
- A pessoa que já tem uma noção básica sobre investimentos, mas precisa de um empurrãozinho para aumentar a rentabilidade.
Quem não deve fazer o curso?
Na minha opinião, apenas as pessoas que já conhecem bastante de todos os temas abordados nesse curso de finanças pessoais não devem fazer o curso. Quem já tem experiência, quem já se arrisca, quem não tem dívidas ou já investe bem, realmente pode achar o curso superficial. A Jornada da Desfudência é aquele primeiro passo, é para abrir a mente mesmo. Não espere que seja um curso que vai abordar todos os assuntos com extrema profundidade, até por que são apenas três meses, portanto os assuntos devem sim ser aprofundados posteriormente em cursos mais específicos e com estudo constante.
Vantagens e desvantagens de fazer a Jornada da Desfudência
Acho que já estão bastante claros os benefícios de fazer um curso de finanças pessoais. Mas fazer a Jornada da Desfudência, além de trazer uma linguagem bastante simplificada e objetiva, abordando diversos aspectos necessários para um bom controle financeiro pessoal, também traz benefícios que poucos cursos oferecem.
O curso traz exercícios práticos
A JD é um curso cheio de exercícios. Você pode optar por fazê-los, ou não, mas eu recomendo fortemente que você os faça, pois só assim você vai obrigar o seu cérebro a pensar mais e melhor, facilitando o caminho para sair da zona de conforto e para se livrar dos bloqueios relacionados ao dinheiro.
A Jornada te dá prêmios e presentes
Sim, você não leu errado. A Jornada da Desfudência te dá presentes. O curso disponibiliza diversas ferramentas (dicas, links, planilhas, aulas extras…) para auxiliar no acompanhamento das finanças, do orçamento, dos investimentos e tudo mais. Poucos cursos de finanças oferecem ferramentas assim.
E tem prêmio. Dá para acreditar? A Nath deu prêmios para os melhores alunos de cada edição da JD. Tem prêmio para primeiro, segundo e terceiro colocados. E não é pouca coisa não, são títulos de ouro, de até 10 mil reais. Sim, vale muito a pena se esforçar.
Rede de relacionamentos
Quando você começa a Jornada, os assuntos mudam, pode ter certeza. E o grupo da Jornada no Telegram é responsável em grande parte por isso. É criada uma comunidade de jornadeiros no Telegram para troca de experiências, dúvidas e tudo mais. Na verdade, pessoalmente, achei um ponto um pouco fraco, já que é muita informação para acompanhar. Mas com o tempo as coisas vão se estabilizando, grupos menores vão surgindo e aí dá tudo certo.
E além do Telegram, o Hotmart, plataforma onde é hospedado o curso da Jornada, oferece um fórum onde todos podemos comentar, trocar ideias, colocar dúvidas, sugerir ou criticar (com respeito, é claro). Quem é Jornadeiro meio que “veste uma camisa”, sabe? É uma experiência realmente transformadora.
Atendimento
Na Jornada da Desfudência temos uma equipe de atendimento disponível para responder às perguntas que forem surgindo. Todo o atendimento é feito por e-mail, com uma promessa de resposta em até 48 horas úteis.
Como esse post é bem sincero, eu devo admitir que esse aspecto deve ser melhorado. Devido ao grande número de alunos, principalmente no início do curso da Jornada da Desfudêcia da turma 4, algumas respostas demoraram para ser enviadas. Contudo, isso foi bastante compensado nos outros módulos e estenderam em alguns dias o prazo do atendimento ao final do curso. Acredito que na Jornada 5 e 6 já tenham melhorado esse aspecto.
Vamos falar do que todos querem saber: qual é o valor do curso?
Quanto custa a Jornada da Desfudência? Qual o preço da Jornada?
O preço da última turma da Jornada da Desfudência foi de R$ 2.297,10 à vista ou R$ 2.761,35 em 10x no cartão de crédito. A Jornada da Desfudência tem um valor que varia entre 2 mil e 3 mil reais. Geralmente há um desconto para pagamento à vista, mas o valor também pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito.
Primeiramente vamos deixar bem claro que o preço do curso sofre variação a cada edição, devido ao reajuste anual, ok? Então pode ser que esse não seja o valor exato, mas é o valor aproximado da Jornada.
Você tem 7 dias de teste, com acesso ao primeiro módulo do curso, ao atendimento e a todos os benefícios oferecidos. Caso não goste, pode pedir o cancelamento e o reembolso.
Minha experiência
Minha história com a Nathalia Arcuri vem de algum tempo e há muito tempo eu queria fazer esse curso. Mas um casamento surgiu no meio do caminho e junto com ele vieram reforma, mudança, festa, viagens e o orçamento e o tempo ficaram um pouco limitados. Por esta razão eu só pude fazer a Jornada em 2020. Estava nas minhas metas do ano.
Feliz ou infelizmente, eu fui aluna da turma 4 da Jornada da Desfudência, em meio ao início dessa crise horrível que vivemos devido à pandemia do Coronavírus. Mas, como eu disse, fazer o curso estava nas minhas metas, então eu dei um jeito e consegui cumprir.
Eu sempre fui uma pessoa que cuidou bem do próprio dinheiro. Ao contrário da maioria das pessoas, me dá muito mais prazer juntar dinheiro do que gastar. Então, a princípio eu não precisaria fazer um curso de finanças pessoais, certo? ERRADO. Bem errado, na verdade. Meu maior motivador para fazer esse curso, foi justamente conseguir mudar meu mindset, reduzir meu medo de arriscar e começar a aprender sobre outras formas de investimento. Guardar dinheiro era fácil, mas investir bem não.
É fato que muitos conteúdos do curso não tiveram relevância para mim, por exemplo os que falam de dívidas (que, graças a Deus, eu não tenho), orçamento para filhos (que eu não tenho), financiamento (que eu não tenho e não pretendo ter), negociação de salário (que eu não consigo negociar no meu trabalho), etc. É fato, também, que algumas aulas se assemelham aos vídeos do Canal Me Poupe!, que estão disponíveis de forma gratuita.
Contudo, mesmo com tudo isso, fazer a Jornada foi um divisor de águas para mim, pois me deu aquele empurrão, sabe? Ou eu colocava em prática, ou eu colocava em prática, não havia outra opção e não dava para voltar atrás, pois eu tinha investido um valor naquilo. E, além disso, a forma como o conteúdo foi organizado e alguns tópicos aprofundados, me ajudou a ter mais segurança para atuar com meu dinheiro, coisa que eu não tinha.
Volto a frisar que estou falando DA MINHA experiência. Em conversas com outros colegas vi que as opiniões foram diferentes e os resultados também. Tinha pessoas com dívidas enormes, desempregadas, com muito e com pouco dinheiro, pessoas mais jovens ou mais velhas… enfim, tinha para todos os gostos. E volto a reafirmar que é não é um curso para que você saia especialista, mas é um curso suficiente para você conseguir tomar conta do que é seu com mais segurança.
Meus resultados
Vamos falar em termos práticos, novamente, sobre A MINHA experiência e meus resultados.
Em menos de 1 mês do término do curso, que foi entre março e maio, eu, que sempre acompanhei minhas finanças, tinha uma pequena rentabilidade e nenhuma dívida, consegui aumentar minha rentabilidade mensal em mais de 50%. Isso fazendo apenas “um teste” em um investimento bastante seguro, quando a Nath ensinou um “pulo do gato” (não vou dar spoiler).
Hoje eu diversifiquei meus investimentos em renda fixa e já comecei a me aventurar na renda variável, além de ter repensado nossos (meus e do marido) gastos e nossos objetivos a curto, médio e longo prazo. Ah, e vale esclarecer que tudo isso com pouco dinheiro. Não é preciso muito para começar a investir bem.
A Jornada da Desfudência vale a pena?
Vou dizer por mim: SIM, para mim a Jornada da Desfudência vale a pena, e muito. Pensando que o caminho até meus objetivos é longo, o curso da Jornada da Desfudência foi apenas o primeiro passo, mas foi um passo que me deixou bem preparada para os próximos. Me abriu os olhos para uma infinidade de novas possibilidades que eu não sabia que existiam.
Talvez para quem já conhecia mais do que eu, seja um curso muito superficial e supérfluo, mas para quem está realmente engatinhando no universo dos investimentos ou para quem precise ter mais controle sobre suas finanças, eu acho que a Jornada da Desfudência compensa sim.
Certamente o valor investido no curso vai retornar rapidamente, se eu continuar me dedicando a aprender um pouquinho mais a cada dia, mas aí vai depender realmente de mim.
Eu pretendo sim fazer novos cursos, mais aprofundados em temas específicos, só que agora eu já tenho um pouco mais de base e vou poder aproveitá-los muito mais. Como já disse, depois de ter conhecido o Professor Mira na Jornada da Desfudência, fiz questão de fazer a mentoria “Mira na Independência” com ele, e não me arrependo. Ao contrário, estou conhecendo muito do universo da Renda Variável e já penso em novos objetivos a partir desse aprendizado.
Principais dúvidas
Algumas das principais dúvidas sobre o curso da Jornada da Desfudência:
- O curso fornece certificado?
- Sim, a Jornada da Desfudência oferece certificado com carga horária de aproximadamente 39h (pode variar em cada edição)
- Menor de idade pode fazer o curso?
- Sim, não há restrição de idade para a realização do curso, desde que um maior de idade se responsabilize pelo contrato e pelo pagamento.
- Posso fazer o curso morando fora do Brasil?
- Sim, o curso pode ser acessado de qualquer lugar do mundo e os conceitos gerais e ferramentas podem ser usados em qualquer caso. Claro que pontos específicos relacionados ao Brasil devem ser adaptados ao local de moradia.
- O que precisa para concorrer ao prêmio de 10 mil reais em ouro?
- Para concorrer ao prêmio, tem que ser aluno matriculado, finalizar o curso no período estabelecido e se sair bem am todas as avaliações. A Nath e sua equipe avaliam a participação, a interação, os exercícios entregues, as provas feitas, a criatividade e o desenvolvimento.
- Para finalizar o curso tem que ter boas notas em todas as provas?
- Não. Se você fizer todas as aulas já consegue o certificado. As provas servem mesmo para auto avaliação e para ficar bem ranqueado para concorrer aos prêmios.
- As aulas são atualizadas?
- A Nath fez algumas atualizações e aulas extras, de acordo com as dúvidas que foram surgindo ao longo das edições da Jornada. Além disso, existem ainda as aulas ao vivo. Mais atualizadas, impossível.
- O curso fica disponível depois do período de dois meses?
- A Jornada da Desfudência pode ser acessada por um ano a partir da data da compra.
- É obrigatório ter Telegram?
- Não. O Telegram é apenas uma forma de comunicação entre a equipe da Jornada e os alunos e também é para troca de informações entre os jornadeiros. Não é obrigatória a participação, mas facilita bastante para ficar por dentro de todas as novidades.
Se você ficou com alguma dúvida, não tenha medo de me perguntar. Pode deixar nos comentários que eu vou responder tudo o que souber.
Jornada da Desfudência – Reclame Aqui
Bom, antes de comprar algo tenho sempre o costume de olhar o Reclame aqui para saber as opiniões. Para mim contam duas coisas principais quando analiso um reclame aqui:
1. As reclamações estão respondidas?
2. Quantidade de reclamações.
Pois bem, analisei o reclame aqui da Jornada da Desfudência. (Percebi que tem dois, um que é o oficial relacionado ao Me Poupe! e outro que está como Jornada da Desfudência (alguém deve ter criado e esse tem duas reclamações sem resposta).
Agora, analisando o Reclame Aqui oficial da Jornada da Desfudência vi que são pouquíssimas reclamações. Somente na minha turma, eram mais de 2 mil alunos e nos últimos 6 meses tem apenas 6 reclamações, sendo que todas estão respondidas! Então mais um ponto positivo para Nath!
Jornada da Desfudência 6
As matrículas para a Jornada da Desfudência 6 abrirão em breve, na primeira semana de novembro de 2020. É a sua chance de participar. Nathalia certamente trará novidades, pois está divulgando o que chamou de “Expresso 2021”.
A ideia é que pessoas com interesse em mudar a vida financeira para melhor em 2021 embarquem em um “trem” que passa por várias estações. Em cada estação é abordado um tema relevante para mudança de mentalidade e de hábitos, tais como família e trabalho, por exemplo.
Nessa fase de embarque, após a aquisição do “bilhete dourado” para o Expresso 2021, Nathália está preparando os possíveis jornadeiros, com desafios e missões para deixar a carga pesada e negativa do ano de 2020 para trás.
Além de Eduardo Mira, Nath contará com Fernando Jobs e Bruna Andriotto para dicas de renda extra, renda variável e muitas outras coisas.
Então, se eu fosse você, aproveitaria a oportunidade de participar da Jornada da Desfudência 6 turbinada. Clique aqui para saber mais.
Se você tem interesse em fazer a próxima Jornada da Desfudência ou se você já é jornadeiro, me conta aqui também!