Há duas lendas sobre o costume do chá de panela. A primeira diz que surgiu na Holanda, quando um pobre moleiro (aquele que trabalha em um moinho) apaixonou-se por uma rica donzela. Como o pai dela foi contra essa união, retirou o dote da filha para impedir o casamento. Porém, amigos do casal reuniram-se e providenciaram a compra de vários utensílios e móveis para que o jovem casal pudesse se casar.

A segunda lenda, por sua vez, conta que o chá surgiu para se ajudar as noivas mais pobres a terem um dote. Quando a família da noiva não tinha o suficiente ou nenhum recurso financeiro, amigos e familiares se juntavam para arrumar o dinheiro e utensílios para que ela pudesse ter o consentimento para se casar.

Esse costume acabou virando tradição. Logo, já foi uma festa apenas para as madrinhas da noiva e amigas, porém, com o passar dos anos e com os noivos cada vez mais participativos a comemoração passou a ser a ocasião perfeita para encontrar os amigos do casal e se divertirem. 

É ainda Interessante que durante o evento ocorra, pelo menos, 2 ou 3 brincadeiras para que o chá de panela não fique cansativo e para que todos tenham um bom tempo para conversar, comer tranquilamente e se divertirem juntos.

A clássica brincadeira do adivinhe o presente

Nessa brincadeira os noivos recebem um presente e precisam adivinhar o que tem dentro do pacote. Caso eles acertem, a pessoa que deu aquele mimo deverá pagar um castigo escolhido pelos noivos. Caso errem, a pessoa que os presenteou pode escolher o castigo para eles pagarem.

Entrevista sobre os noivos

Alguém fica responsável em saber algumas coisinhas sobre os noivos, como exemplo: data de aniversário, cor preferida, banda favorita, música que marcou a história do casal, curiosidades da família, perguntas legais e bem aleatórias, sabe? A ideia é que os noivos não acertem todas as questões para que as convidadas possam dar castigos ou pintar o rosto de cada um. E claro, para que o convidado se divirta com os erros e acertos do casal.

Bingo

O tão conhecido bingo pode ser feito com a cartela de números, mais comum.  Ou produzir uma cartela com opções de presentes que o casal ganhou. Quem completar toda a cartela, recebe um presentinho.

Quem é o noivo?

Junte os homens presentes e os coloque ao redor da noiva. De olhos vendados, ela deve adivinhar quem é o seu noivo. Para dificultar, tente colocar aqueles que têm a mesma altura no noivo, para confundir mesmo. Ah! Eles não podem falar em nenhum momento.

Qual a mão certa?

Essa também é uma brincadeira de adivinhação. Você seleciona algumas convidadas e alguns convidados parecidos com os noivos e eles, de olhos vendados, devem descobrir qual é a mão correta do(a) amado(a).

Corrida de saco

Voltando à infância! Aqui o legal é separar algumas pessoas para o time da noiva e para o time do noivo. Não precisa ser muitos convidados, 3 a 4 já está de ótimo tamanho.  Vence o time que terminar o trajeto primeiro. Ah! Lembre-se! Se for fazer a brincadeira durante o evento procurar com antecedência as opções de saco para a brincadeira ser segura, hein?

Roleta de bebidas

A roleta de bebidas pode ser usada em qualquer brincadeira para determinar o “castigo” de cada jogador. Bebida alcoólica só para convidados maiores de idade. A diversão vai ser garantida. Mas lembre-se: moderação, hein?

Competição de Karaokê

Com certeza essa atividade vai tornar o tempo muito mais divertido e render boas memórias desse momento! Junte seus amigos, escolham as músicas favoritas e deixe o som rolar! Todos vão se divertir, com certeza!

O importante é organizar as brincadeiras antes do evento, e claro, participar apenas quem estiver confortável com as brincadeiras.

Aproveitem!