Muito se engana quem acha que os benefícios da aromaterapia estão baseados apenas na experiência de quem faz uso dos óleos essenciais. Existem milhares de artigos científicos comprovando os efeitos físicos e emocionais dos óleos essenciais. Desse modo, podemos dizer que a Aromaterapia é o uso racional dos óleos essenciais para finalidades terapêuticas.
É uma terapia complementar na qual se utiliza óleos essenciais 100% puros e naturais para de equilibrar a saúde física, mental, emocional e, até mesmo, a saúde espiritual.
Os óleos essenciais são compostos por diversas moléculas ativas. Na Aromaterapia, óleos essenciais não são apenas aromas, mas poderosas ferramentas terapêuticas. O óleo essencial é natural, extraído diretamente da planta, rico em compostos químicos com ação terapêutica. São extremamente concentrados.
O óleo vegetal também é natural, mas sua composição é diferente, contendo mais nutrientes e menos compostos ativos e sendo muito utilizado em conjunto com os óleos essenciais.
Os óleos essenciais trazem o reequilíbrio no sistema nervoso central, sendo usado na forma de inalação e aromatização ambiental, pois as partículas voláteis dos óleos essenciais são carregadas de componentes químicos que quando acessam o sistema olfativo atuam diretamente no cérebro, em nossos chamados neurotransmissores. Um único óleo essencial pode ter mais de 400 moléculas químicas diferentes em sua composição. Interessante, não é?
Índice do artigo
Múltiplos efeitos e benefícios da Aromaterapia
Quando você utiliza um óleo essencial para aliviar uma dor muscular, por exemplo, não significa que ele vai agir apenas naquele local. Eles atuam em nosso corpo e mente de maneira integral, melhorando o todo e não apenas um sintoma isolado. Por isso eles são tão fascinantes!
Os óleos mais versáteis apresentam vários benefícios e podem ser utilizados em mais situações e de diferentes maneiras.
Exemplos de óleos essenciais bastante versáteis: Lavanda Francesa, Melaleuca, Hortelã-Pimenta e Laranja Doce.
Confira alguns dos benefícios que a aromaterapia traz para o seu bem-estar:
Benefícios da aromaterapia durante a massagem
- Impulsiona os benefícios da massagem terapêutica ao escolher um aroma destinado para como está se sentindo no momento;
- Altera o seu estado emocional rapidamente e de forma eficiente, trazendo boas energias e calmaria para o seu corpo e mente;
- Cria uma memória afetiva especial desse momento de autocuidado e paz.
Benefícios da aromaterapia na prática de atividade física
- Para ânimo e motivação: antes de iniciar as atividades físicas, inalar por 1 minuto o aroma do óleo de Limão Siciliano.
- Para melhora da performance: Usar o óleo essencial de Hortelã-Pimenta;
- Para suporte inflamatório saudável: para evitar dores indesejadas após exercícios, fazer uso do óleo de Copaiba e Curcuma para suporte inflamatório saudável e recuperação da musculatura;
- Para suporte muscular pós exercícios: após finalização das atividades físicas usar para fazer massagem com um óleo vegetal, pode utilizar o óleo essencial de Eucalipto.
Relaxamento
Estudos apontam que certos óleos essenciais usados na Aromaterapia, tais como Lavanda e Camomila, podem ajudar no alívio do estresse e da ansiedade, assim como na melhora do humor. É comprovado que a fragrância da lavanda possui um efeito calmante sobre o sistema nervoso simpático (sistema responsável pelas nossas respostas corporais, como reações de fuga, luto e medo).
Qualidade do Sono
Os óleos essenciais que aliviam o estresse, naturalmente, atuam positivamente sobre a qualidade do nosso sono. Sendo assim, entre esses óleos estão a Lavanda, a Camomila, o óleo essencial de Rosas, o Ylang Ylang e o Vetiver. É indicada a difusão destes óleos pelo ambiente do quarto, cerca de 1 hora antes de dormir.
Benefícios da Aromaterapia para a saúde da Pele
Os óleos essenciais também podem ser usados para acne, celulite, caspa, coceiras, picadas de insetos, entre outros desequilíbrios. O Óleo de Melaleuca é um dos mais populares para tratamento de problemas de pele, pois possui propriedades bactericidas, antissépticas e antifúngicas. Outros óleos indicados para a saúde da pele são Lavanda, Sálvia Esclaréia, Junípero e Olíbano.
Diminuir Náuseas e Enjoos
Quando estiver sentindo enjoos ou náuseas, inale óleo essencial de cardamomo, pois o cardamomo é um poderoso antiemético e tônico digestivo, auxiliando em problemas de estômago.
Contraindicação: não utilizar em crianças menores de 2 anos de idade.
Benefícios da Aromaterapia para aliviar sintomas da Menopausa
Apesar de ser algo que toda mulher vivencia, essa fase da menopausa é bastante diferente e particular para cada uma. Nos piores casos os sintomas envolvem calores noturnos, irritabilidade e mudanças constantes de humor e até o aumento de peso. Tudo isso faz parte do processo que marca o fim do período reprodutivo. Os óleos que ajudam a diminuir os sintomas da menopausa são: Lavanda, Sálvia Esclaréia, Hortelã-Pimenta e Manjericão. Se você estiver nessa fase, use e abuse desses OEs!
Benefícios da Aromaterapia para aumentar o foco
Manter o foco é um dos principais desafios do cotidiano. Sendo assim, nunca é demais contarmos com o apoio dos óleos essenciais para ajudar nessas horas, pois eles são capazes de aumentar a concentração e o foco que tanto precisamos em diversos momentos do nosso dia. Então a melhor maneira de utilizá-los é de maneira aromática em um difusor de ambiente ou inalador pessoal. O Óleo essencial de Vetiver funciona como um estabilizador de emoções, aliviando o cansaço mental e aumentando a capacidade de concentração. O Óleo essencial de Alecrim, por sua vez, acalma a mente, melhora o foco, combate o estresse e alivia a ansiedade, ainda, ajuda a reduzir a dor de cabeça causada pela preocupação.
Na Meditação
Óleos essenciais são perfeitos para potencializar e auxiliar na meditação. Dessa forma, com essa prática conseguimos equilibrar hormônios, estresse, felicidade e muito mais.
Alguns óleos podem ajudar a melhorar a meditação, elevando o nível de tal prática. Esses óleos são:
- Cedro: óleo amadeirado, doce e quente ajuda a se concentrar e estar presente na meditação;
- Sândalo: Conhecido como óleos da devoção sagrada, é um dos mais poderosos da meditação/ espiritualidade. É usado desde a antiguidade para acalmar a mente e o coração;
- Nardo: Tem um aroma quente, terroso, agridoce e madeirado que abre a alma e estimula a verdadeira apreciação pela vida.
Bruxismo Infantil
O bruxismo pode se apresentar de 2 formas: o ranger dos dentes ou o aperto dos dentes e esse hábito geralmente é acentuado durante a noite quando a criança dorme.
Portanto, o primeiro profissional a ser procurado é o odontopediatra, que fará a avaliação e tratamento odontológico. Porém, já é sabido, após inúmeros estudos, que em grande parte dos pacientes que apresentam o diagnóstico de bruxismo, a CAUSA é de fundo emocional, isto é, crianças que apresentam algum tipo de ansiedade.
Então é aqui que entra a aromaterapia, fazendo um trabalho incrível junto com o dentista.
A Aromaterapia irá agir diretamente no físico, aliviando as dores na face e vai trabalhar o emocional, melhorando também a qualidade do sono.
Os dois óleos mais indicados para esses casos são: Camomila Romana e Manjerona
Benefícios da Aromaterapia para o Puerpério
Sabia que a aromaterapia pode te ajudar a passar com mais leveza o seu puerpério? Nessa fase não é indicado usar óleos essenciais nos bebês, mas para as mamães são muito bem-vindos! Aquele cansaço eterno, a falta de disposição, a tristeza, a ansiedade, o medo… tudo isso pode ter uma melhora significativa com o uso da aromaterapia.
Tenha muita atenção às formas de uso, pois o bebê não pode ser exposto aos óleos. Por isso, nunca se deve aromatizar o ambiente onde estiver o bebê. Coloque o OE no colar difusor, por exemplo, mas tire quando estiver com o bebê no colo. Aromatizar o banheiro quando for tomar banho, fazer escalda pés, são outras sugestões de como e quando usar a Aromaterapia no puerpério.
Anota aí alguns óleos que você pode usar nesse período: Lavanda, Bergamota, Olíbano, Laranja Doce e Limão. Aproveita!
Prevenção de Doenças
Temos excelentes óleos essenciais que podem nos ajudar a aumentar a imunidade. O óleo de Tea Tree é amplamente conhecido e divulgado como o óleo que fortalece a imunidade, mas seus benefícios vão muito além. Ele é um antimicrobial de vasto espectro e forte aliado na saúde bucal, combatendo gengivite e aftas. Do ponto de vista estético, ele é muito útil para combater micoses, candidíase, caspa e herpes.
Um medicamento pode fazer mal caso usado de maneira aleatória ou ultrapassada a dosagem. O mesmo acontece quando se utiliza óleos essenciais em excesso. Basta uma gota para que seu organismo sinta os efeitos do óleo utilizado. E utilizar um óleo contraindicado para você ou em uma dosagem maior pode causar efeitos colaterais. Por isso tenha cuidado com o uso também dos OEs. Eles são ótimos, mas exigem os devidos cuidados!
Enfim, a aromaterapia é uma prática que quando realizada com consciência é possível transformar vidas. E para melhor, claro!
Porém, como já dissemos, a aromaterapia deve ser utilizada com cuidado e responsabilidade, para que se perceba todos os benefícios dessa prática. Então, se você quiser dominar o assunto e saber tudo sobre a aromaterapia, confira nosso ranking com os melhores cursos online de aromaterapia do mercado! Clique aqui.
Veja também: 10 Curiosidades Sobre Aromaterapia (a 8ª vai te surpreender!)
Gostou das dicas? Me conta aqui abaixo se você é iniciante na aromaterapia ou se já estuda há mais tempo. Vou adorar saber sobre você!